BEAUTY

BELEZA QUE TRANSBORDA

Cuidar da pele de dentro pra fora pode ser um grande trunfo!

Ter uma pele invejável não é nada fácil, exige cuidados constantes e de todos os lados. Portanto, nos cercar do máximo de munições possíveis é fundamental para tratá-la como ela merece. Nessa conquista, alimentação adequada e cuidados internos podem ser ótimos aliados!

Começar os cuidados da pele pela boca pode ser uma excelente estratégia. A alimentação é grande responsável pelo que somos e como nos apresentamos. Para isso, é importante eleger uma gama de alimentos que a favorecem. “Alimentos que possuem grande capacidade antioxidante - neutralizam os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce, como a romã, frutas vermelhas, açaí... assim como os alimentos com propriedades anti-inflamatórias, como o chá verde, o própolis, cúrcurma e os peixes ricos em ômega-3 não podem ficar de fora”, explica a nutricionista Vanessa Bulcão.

 

Camaleoa

Alguns alimentos também considerados poderosos, sobretudo no combate às manchas e ao envelhecimento, são os que possuem a cor avermelhada, alaranjada ou amarela, como o caqui, beterraba, cenoura, laranja e manga, respectivamente, por serem ricos em betacaroteno.

De acordo com Bulcão, uma vez ingerido, o betacaroteno pode ser convertido em vitamina A (retinol) ou agir como um antioxidante para ajudar a proteger as células dos efeitos nocivos dos radicais livres. “O betacaroteno ajuda no combate aos radicais livres que envelhecem a pele e colabora para preservar o colágeno, o que aumenta a sua elasticidade e tonicidade”, explica.

Além disso, o betacaroteno contribui para um belo bronzeado porque ajuda na formação de melanina, responsável pela pigmentação da pele e proteção contra a radiação solar. Quando falamos em saúde e, em especial, sobre pele, também é sempre bom lembrar da importância de água e líquidos de um modo geral. A ingestão adequada de uma água de qualidade é extremamente eficaz no processo de desintoxicação do corpo, auxiliando na eliminação das toxinas, que, quando se acumulam no organismo, estão ligadas ao processo de envelhecimento precoce, celulite, olheira, dermatites e etc.

Além disso, a água desempenha um importante papel na hidratação da pele. Alguns chás também ajudam muito nesse processo, como Hibiscus, centelha asiática e cavalinha. E não podemos esquecer que a água ainda regula a temperatura corporal e ajuda a transportar nutrientes para dentro das células.

 

A pele em que habito

Se a natureza já nos fornece vários alimentos para uma pele boa, o homem conseguiu desenvolver diversos produtos industrializados que ajudam nessa batalha. Hoje o mercado de suplementos e alimentos com substâncias benéficas para a pele tem crescido em grande escala. Esses são chamados de Nutracêuticos. “O termo Nutracêutico vem da junção de “nutriente” + “farmacêuticos”, pois os nutrientes têm a capacidade comprovada de proporcionar benefícios à saúde, como a prevenção e o tratamento de doenças”, afirma a nutricionista.

Alguns exemplos de suplementos que apresentam ação importante para a saúde da nossa pele são colágeno, ômega-3, óleo de borragem e prímula, coenzima q10, ácido alfa lipoico, ácido hialurônico, o silício orgânico, entre outros. E se é pra contar com a tecnologia a nosso favor, alguns métodos e equipamentos também podem fazer a diferença. “Resultados consistentes devem respeitar três pilares de atuação: regeneração celular (lasers), sustentação (ultrassom, fios de sustentação e bioestimuladores) e volumização (preenchedores e volumizadores)”, ressalta a dermatologista Denise Barcelos.

Os vilões

Se por um lado, alguns alimentos podem se tornar “parceiros” na busca por uma pele linda e saudável, por outro, existem os vilões, que devem ser evitados. Os carboidratos refinados (pães, massas, refrigerantes, açúcar, doces) são desses, por todo o efeito inflamatório e oxidante que causam ao nosso organismo. Além disso, esses alimentos participam do processo de glicação, um processo que une uma molécula de glicose com uma de proteína, como colágeno e elastina - as mesmas responsáveis por manter a pele mais jovem e firme, só que essa união quebra as proteínas, promovendo a formação de rugas, além de acarretar a perda de elasticidade e tonicidade da pele.

 

Vale lembrar que alguns alimentos também podem afetar os níveis hormonais e dessa forma impactar na pele. Um exemplo comum é o aparecimento de acne, que está diretamente ligado, na maioria das vezes, a picos de insulina. Esses picos são causados pela ingestão de carboidratos refinados.

Outro hormônio importante é o cortisol. O consumo de alimentos inflamatórios, como os refrigerantes, tende a aumentar o cortisol, um hormônio que, quando em excesso, está ligado a retenção de líquidos, celulite, acúmulo de gordura abdominal e até mesmo acne.

Também não devemos esquecer dos fatores de risco, que tendem a desencadear problemas na pele. A dermatologista Denise Barcelos ressalta que o tempo não é o único responsável pelas rugas e envelhecimento. “Levar uma vida saudável, com boa alimentação e exercícios físicos, evitar sol em excesso, bebida e cigarro refletem diretamente nesse processo”, explica.

 

Trate o mal pela raiz

Mens sana in corpore sano - ou mente sã em corpo são, é uma famosa citação latina que vale muito a pena ser lembrada quando o assunto é pele. Fatores emocionais como estresse e ansiedade também podem causar malefícios para nossa cútis. Por isso, é essencial tentar levar a vida de uma forma mais leve e fazendo atividades prazerosas, sem excessos. “É provável que a longevidade tenha muito mais a ver com a forma que encaramos a vida. Com a pele não é diferente. Uma regra de ouro na tradição indiana é a moderação”, destaca a dermatologista Denise Barcelos.

Outro fator importante é a relação da saúde intestinal com a pele. Isso mesmo! De acordo com a nutricionista Vanessa Bulcão, quando estamos em um quadro de disbiose ou hipermeabilidade intestinal (ou seja, uma alteração da qualidade do intestino), o nosso organismo pode reagir com diversos sintomas, e um dos órgãos que mais sofre é a pele. Doenças como dermatite e psoríase, acne, celulite, olheiras podem surgir. Isso mostra como a saúde da pele é muito mais complexa do que possamos imaginar, por isso, é preciso buscar um equilíbrio em todo o nosso organismo. Afinal, a pele é o maior órgão do corpo humano e nosso cartão de visita, já que reflete muito do que somos e de como estamos por dentro.

 

 



SEE MORE

MÉTODO NUTRICOACH


Conheça o conceito personalizado da nutricionista Gabi Dias

Saiba mais

RETENÇÃO DE LÍQUIDOS


Saiba como se livrar desse inconveniente que não...

Saiba mais

HOME SPA SANDRA FONTES


Dê adeus às estrias com o método STRI INK

Saiba mais

SALÃO HORTO FASHION


Cuidados do mundo inteiro num só lugar

Saiba mais

FRESH FACE & BODY


Manter a pele hidratada é indispensável e os...

Saiba mais
Cadastre-se e saiba das novidades
all rights reserved © cool and hot days · design by kok fashion lab