CLÍNICA OSMILTO BRANDÃO
Tratamentos e técnicas para a saúde e estética dos cabelos e pele
Podemos considerar o cabelo a moldura do rosto, além de embelezar, é algo sobre o qual as pessoas possuem total domínio, podendo modificá-lo de acordo com seu gosto e características pessoais, com total liberdade. Mas o cabelo representa também um papel importante quando falamos da nossa saúde em geral. Ele serve de proteção para a pele do couro cabeludo, principalmente contra radiações solares, além de nos alertar quanto a possíveis problemas de saúde a partir de sua queda, por exemplo. É crescente a procura por consultórios de dermatologia e especialistas em tratamentos capilares.
A dermatologista e cirurgiã dermatológica Dra. Marina Horne responde algumas perguntas após retornar de uma especialização na Itália realizada com uma das maiores especialistas em cabelo,
Dra. Antonella Tosti, referência mundial no tema. É grande a procura de consultas sobre queda de cabelo? Sob qual aspecto? Marina Horne: O cabelo é um componente essencial para o embelezamento e a autoestima de uma mulher ou homem, por isso a queda de cabelo preocupa tanto. Quando ocorre queda de cabelo é necessária a investigação de doenças e deficiências de vitaminas e minerais, além de desequilíbrios hormonais.
Qual é a causa mais comum da queda de cabelo?
MH: É a chamada Alopecia Androgenética, que é uma condição genética hormonal que envolve os hormônios andrógenos que são os hormônios masculinos. A questão genética determina a extensão e a idade de início da calvície. As mulheres também possuem o hormônio andrógeno, em menores quantidades, porém elas também são susceptíveis a desenvolver a alopecia androgenética.
Existem outras formas de queda? Como diferenciar?
MH: Existem várias outras causas para a queda de cabelo. Uma muito frequente é a alopecia areata que está associada a uma condição autoimune que pode levar a uma perda parcial ou até total dos cabelos e pelos do corpo. Para a correta diferenciação, faz-se necessária a realização da dermatoscopia capilar, exame realizado por dermatologista especializado. A partir daí o médico irá julgar se será preciso realizar uma biopsia do couro cabeludo.
Quais os tratamentos?
MH: Para a alopecia androgenética, existe uma medicação que é eficaz para a estabilização do quadro ao promover uma melhora na densidade capilar, além também de loções. Existe também o uso do laser fracionado de Érbium, que tem mostrado bons resultados, e há ainda a possibilidade de fazer micro injeções de princípios ativos que ajudam no crescimento dos cabelos.
Clínica Osmilto Brandão
Av. Tancredo Neves, 1632, Edf. Salvador Trade Center, Sala 1812, Torre Sul • Tel.: 71 3204-5650 • www.clinicaosmiltobrandao.com.br Ig: @clinicaosmitobrandao • Facebook: Clínica Osmilto Bradão