Os probióticos são conhecidos micro-organismos úteis para reequilibrar a flora intestinal. Agora também, serão conhecidos como aliados na perda de peso. Cientistas afirmam que eles impedem o acúmulo de gordura corporal e desempenham um papel no gasto de energia do corpo.
Um estudo publicado na revista americana Obesity foi conduzido por pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Virginia nos Estados Unidos da seguinte forma: durante 4 semanas, um grupo de pacientes consumiu um shake contendo probióticos chamados VSL3 e estes apresentaram um ganho menor de peso do que o outro grupo que não consumiu a mesma bebida. Os VSL3 são uma mistura de bactérias ácido láticas (bactérias benéficas que produzem ácido láctico para a
fermentação no aparelho digestivo) e bifidobactérias (bactéria que compõe a flora intestinal e promove benefícios para a saúde).
A nutricionista Eliane Aguiar, especialista e Mestre em Nutrição com ampla experiência na atenção nutricional, tira algumas dúvidas sobre o assunto:
Qual a forma correta indicada para o consumo de probióticos?
Eliane Aguiar – Em geral, os probióticos podem ser utilizados diariamente, 1 ou 2 vezes, ao acordar e na hora de dormir, com o objetivo de tratar algo em específico, ou de forma mais esporádica, como 1x/semana, com o objetivo de manter uma flora intestinal saudável.
E quais os benefícios dos probióticos para quem usa?
EA – Os benefícios dos probióticos podem ser diretos, com efeitos locais sobre o trato gastrointestinal (controlando gases, má absorção, má digestão, cólicas, obstipação ou diarréia) ou sistêmicos (controle do apetite, obesidade, doença cardiovascular, obesidade e síndrome metabólica, imunidade, asma, artrite reumatoide, depressão).
Qualquer pessoa pode utilizar?
EA – Sim, homens, mulheres, crianças... O leite materno contém bifidobactérias, então precisamos destes microorganismos desde o nascimento. A suplementação com crianças, em geral pode acontecer a partir dos 2 anos, antes disto em casos especiais. Jovens, adultos, idosos podem se beneficiar do uso de probióticos. Mas é importante saber que a quantidade diária pode variar, pessoa a pessoa, e o tipo de probiótico a ser usado também.
Os probióticos podem ser encontrados naturalmente em iogurtes e produtos lácteos fermentados. São encontrados também em suplementos para uso regular em forma de cápsulas ou em pó (sachê).