BEAUTY

RETENÇÃO DE LÍQUIDOS

Saiba como se livrar desse inconveniente que não te pertence!

Celulite, peso nas pernas, sapatos ou anéis apertados ao longo do dia ou ao acordar. Esses são alguns sinais de que estamos retendo líquido. O aumento do volume, sobretudo nos tornozelos, mãos e pés, e até enxaqueca geram desconforto. E esse mal ainda prejudica a aparência! Afinal, outras regiões propensas ao acúmulo de líquidos são as pernas e a parte inferior dos olhos, com formação de bolsas. Portanto, vale à pena ficar atenta aos sinais e partir pro combate.

De acordo com a endocrinologista, mestre e doutora Isabela Bussade, entre as causas mais importantes de retenção hídrica, temos uma dieta desequilibrada com alta ingestão de alimentos ricos em sódio, pobres em potássio, magnésio e em fibras; ganho de peso que gera dificuldade no retorno venoso e linfático; sedentarismo, pois perdemos o tônus muscular necessário para uma boa circulação e consumo elevado de álcool. Segundo a especialista, as causas hormonais também são importantes, pois tanto a progesterona como o estrogênio causam retenção. “Desregulação do ciclo menstrual, uso de pílulas, menopausa e reposição hormonal podem, em graus variáveis, causar edemas e retenção hídrica”, completa.

 

O PROBLEMA E A SOLUÇÃO COMEÇAM PELA BOCA

Como somos fruto do que comemos, uma alimentação inadequada pode provocar a retenção de líquidos no corpo. Produtos industrializados, por possuírem um alto teor de sódio; alimentos ricos em carboidratos, como pães, bolos, biscoitos; leite e seus derivados, principalmente os queijos, pelo alto teor de sódio, são alguns dos mais prejudiciais. Por outro lado, existem aqueles alimentos que atuam a nosso favor com toda força. “Gosto muito de trabalhar com uma alimentação low carb. Os resultados são visto rapidamente, em poucos dias de dieta”, declara a nutricionista Vanessa Bulcão. Junto a isso, a especialista orienta começar sempre o dia com os famosos sucos verdes. “O pepino é um super aliado. Por ser rico em potássio, tem uma grande ação diurética e não altera o sabor do suco. Além disso, alguns chás apresentam um grande efeito diurético, como cavalinha, centelha asiática, chá verde e erva mate”. O ideal é variar entre eles.

CHECKUP COMPLETO

Do ponto de vista médico, é importante garantir que os órgãos estejam todos com sua função adequada. Os exames laboratoriais, por exemplo, podem nos mostrar a função hepática (fígado) e renal, pois quando alteradas levam a retenção hídrica. Da mesma forma, existem algumas classes de medicamentos que levam a edema (anti-hipertensivos, hormônios...) e devem ser evitados em pacientes que têm esta propensão. “Pessoas com varizes também devem fazer exames vasculares e considerar o uso de laser para reduzi-las, pois são causa importante de edema nas pernas”, alerta a endocrinologista Isabela Bussade.

Segundo a especialista, o tratamento para a retenção de líquidos depende da sua causa. No entanto, temos opções como os diuréticos poupadores de potássio - seriam mais seguros, e medicamentos venotônicos, que melhoram a integridade da parede das veias e com isso melhoram o retorno venoso. Atividade física visando o ganho de massa magra e massagens modeladores ou drenagem linfática também são recomendadas. A massagem estimula o funcionamento do sistema linfático, fazendo com que líquidos e toxinas acumulados sejam eliminados pelo organismo, aumentando a oxigenação e proporcionando a regeneração das células. Vale investir!

 

 

 



SEE MORE

SÁ MARINA BELEZA E...


Parceria de sucesso

Saiba mais

CLÍNICA OSMILTO BRANDÃO


Novidades em tratamentos e procedimentos

Saiba mais

HOME SPA SANDRA FONTES


Saiba a hora certa de fazer alguns tratamentos...

Saiba mais

MENOS É MAIS


Como preparar a pele para uma maquiagem suave e...

Saiba mais

AFTER SUMMER


Passo a passo para cuidar da pele depois do verão

Saiba mais
Cadastre-se e saiba das novidades
all rights reserved © cool and hot days · design by kok fashion lab