À PROCURA DA FONTE DA JUVENTUDE
Há mais de uma década, os antioxidantes se tornaram a principal arma na
Um exército preparado para o campo de batalha. É assim que os antioxidantes atuam no nosso corpo. Não é à toa que essas substâncias de defesa são, há aproximadamente dez anos, os queridinhos entre dermatologistas e nutricionistas em todo o mundo. Os tratamentos ricos em antioxidantes estão entre os mais eficazes no combate aos efeitos negativos causados pela poluição, estresse, insônia e exposição ao sol. Durante esses anos, estudos comprovaram a ação detox em uma série de alimentos e vitaminas. Inicialmente, eles eram usados na pele ou incorporados à alimentação. Os produtos de beleza também passaram a ser formulados com uma ou duas substâncias de defesa. Hoje, eles estão cada vez mais complexos e completos. As descobertas são constantes. Por isso, quando o assunto é antioxidante, a dica é: atualize-se sempre!
Invencíveis ao tempo
São lançados “it” antioxidantes a todo instante. Muitos vão e vêm, porém, seis substâncias têm resistido às recentes descobertas por seus efeitos positivos na batalha contra o envelhecimento precoce. São eles: as vitaminas A, C e E; o chá verde; o ácido alfa-lipoico e o resveratrol.
Este último é encontrado principalmente em uvas. O resveratrol elimina os radicais livres e aumenta a produção intracelular de antioxidante. Já o ácido alfa-lipóico é um composto encontrado em todas as células do corpo. É essencial no processo de transformação da glicose em energia. Ele está presente também em alguns alimentos, como: brócolis, batata, coração, rins, fígado e espinafre. Porém, é mais consumido como um complemento. O ALA (Alpha Lipoic Acid), como é conhecido internacionalmente, intensifica os efeitos de outros antioxidantes, como as vitaminas C e E. Muitas pesquisas indicam sua eficácia como agente anti-inflamatório poderoso. As vitaminas A, C e E são comprovadamente as grandes defensoras dos danos causados pelo sol. Combinadas ao protetor solar, elas tornam-se ainda mais efetivas contra os sinais do tempo.
Além de limpar o corpo dos indesejáveis radicais livres, a Vitamina A protege a pele, os olhos, estimula o crescimento celular e auxilia o sistema imunológico. A vitamina E, por sua vez, blinda as células dos raios UV, combatendo o envelhecimento, além de ter ação preventiva contra doenças como o câncer. Já a vitamina C (ácido ascórbico) é indispensável quando o objetivo é recuperar a pele de efeitos causados pela exposição solar. Ela também ajuda no combate a infecções, hemorragias (cicatrizante) e estimula a produção de colágeno.
O sexto powerful ally anti-aging é o chá verde. Você pode optar por bebê-lo regularmente, aplicá-lo sob a forma de cosméticos ou fazer uso de cápsulas diárias. Sua ação detox é comprovada. Ajuda a rejuvenescer e hidratar a pele, deixando-a mais brilhante e saudável. De “bônus”, o chá verde acelera o metabolismo, diminuindo a retenção de líquido e, consequentemente, auxiliando a perda de peso.
Na curva do tempo
Alguns antioxidantes marcaram época nesses dez anos de estudos sobre os benefícios destas substâncias de defesas para prevenção e tratamento. Um dos primeiros a despertar o interesse dos dermatologistas e nutricionistas foi a CoQ10 (Coenzima Q10), que é um radical livre produzido espontaneamente pelo corpo. Mas que, após os 30 anos de idade, tem sua produção reduzida. Em seguida, foi a vez da Idebenona, que é uma variação da CoQ10.
As “super frutas” açaí, romã, blueberries também foram incluídas entre os agentes com grande ação detox. Na mesma época, descobre-se o poder do coffeeberry, extraído dos grãos de café, e do sea buckthorn, um arbusto espinhoso rico em vitaminas A e E com propriedades antirradicais livres. Apesar destas características, o sea buckthorn, assim como coffeeberry, não foi muito incorporado na composição de produtos de beleza. Na curva do tempo, surgiram ainda entre os anti-anging a canela, o óleo de argan, o óleo de coco e a astaxantina. Rica em carotenoide, que proporciona a cor vermelha ao salmão e camarão, a astaxantina é produzida por diferentes tipos de algas. Acredita-se que ela seja até mais poderosa do que as vitamina C e E. Encontrada em suplementos orais e em cremes, ela reduz os danos da pele causados pela exposição aos raios UV por conta das suas altas propriedades foto protetoras.
Vale ficar de olho e acompanhar as novidades!
Tiron: a descoberta do ano
Pesquisadores da Universidade de Newcastle (Reino Unido), liderados pelo professor de dermatologia molecular Mark Birch-Machin, descobriram que o Tiron, um antioxidante artificial, protege em 100% a pele contra as lesões causadas pelos raios UV. Em comparação, o resveratrol, antioxidante encontrado no vinho tinto, apresentou 22% de proteção contra a radiação. Como é uma substância nova, que precisa ter sua toxidade testada, não é encontrada ainda no mercado.
Conhecida por muitos como o "mal do século", a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) é um dos...
Saiba mais