REPORT

CIRCO FIT

A nova modalidade fitness que tem invadido as academias mais antenadas promete resultados "mágicos" com muita diversão

Se você é do tipo que gosta de fazer “malabarismos” para deixar o corpo em forma, saiba que tem uma turma que já está fazendo isso literalmente! São os adeptos do Circo Fit, uma modalidade que mistura malhação com exercícios circenses e que tem deixado muita gente de bom humor.

Definição da musculatura, consciência corporal, concentração, alongamento, força e equilíbrio são apenas alguns dos benefícios dessa atividade, que também trabalha com o psicológico de forma lúdica e dinâmica. “Antigamente as técnicas do circo eram passadas somente sob a lona, de geração para geração, com fins artísticos e a própria manutenção da cultura circense nos circos tradicionais”, afirma a bailarina e acrobata Noyanne Resende, uma das precursoras da modalidade no Brasil, com um estúdio exclusivo do Circo Fit em Brasília. “Hoje, muitas pessoas viram no circo uma possibilidade de unir diversos fatores estéticos, funcionais e de promoção da saúde nessa prática rica em fundamentos de flexibilidade, dança, criatividade, resistência, potência e agilidade”, completa.

Na corda bamba

A capital baiana ainda não “se jogou” nessa nova modalidade, mas tem todos os requisitos para acompanhar a tendência, já que os baianos adoram uma novidade, principalmente, quando está ligada a arte. As aulas duram cerca de uma hora e também trabalham o condicionamento cardiorrespiratório. São 40 minutos de aquecimento, que consistem em exercícios intensos, precedendo o treino  

propriamente dito, de 20 minutos - um circuito contendo técnicas do circo aliadas a exercícios já conhecidos nas academias como afundo, avanço, paralelas, flexões de braço, entre outros.

Técnicas circenses como saltos, acrobacias, aparadas de mão, subida em tecidos, cordas, trapézios e argolas, são “passos” comuns nas aulas. “A aula é muito dinâmica e o aluno se supera do início ao fim”, garante a professora de Circo Fit Noyanne Resende. De acordo com a profissional, o desenvolvimento e desempenho varia de acordo com o ritmo de cada um, mas é possível calcular que, em uma aula de grande intensidade, seja possível perder de 700 a 800 calorias! A região do corpo mais trabalhada é a parte superior, como ombro, costas e trapézio, além da região abdominal.

Respeitável público

Apesar de todos os desafios colocados nas aulas de Circo Fit, não há nenhuma restrição de idade ou de peso, nem mesmo é necessário ter algum tipo de experiência artística anterior para frequentar as aulas. “Alunos iniciantes, intermediários e avançados têm obstáculos físicos e mentais a serem superados durante as aulas, independentemente do tempo de prática”, afirma Resende. Isso acaba se transformando em um estímulo a mais para quem quer sair da monotonia das aulas tradicionais. E o que é melhor, o Circo Fit também é uma boa opção para exercitar o aspecto social na vida das pessoas. “As aulas são realizadas em conjunto, com até 15 alunos, e isso a torna um verdadeiro encontro, com um ajudando e torcendo pela conquista do outro”, explica a professora. “Me deparo com alunos que tinham autoestima baixa e passam a admirar a si mesmos por ser uma prática totalmente plástica e belíssima, em que o próprio aluno é o principal artista”, declara. Depois de uma pirueta, duas piruetas, muitas piruetas, certamente você irá se sentir mais disposto e preparado para enfrentar o circo da vida. Bravo!

 

 



SEE MORE

"CORAÇÃO LIGADO,...


Conhecida por muitos como o "mal do século", a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) é um dos...

Saiba mais

SILVIA BRAZ LIFE STYLE...


Conheça um pouco mais sobre a Digital Influencer...

Saiba mais

D VITAMIN


Entenda porque a vitamina D pode ser considerada...

Saiba mais

SAI PREGUIÇA!


Entre tantas atividades que as mulheres acumulam...

Saiba mais

CÂNCER DE PELE


O que todos precisam saber: diagnóstico,...

Saiba mais
Cadastre-se e saiba das novidades
all rights reserved © cool and hot days · design by kok fashion lab