CÚTIS RENOVADA
Nada como aproveitar o clima do inverno para recuperar os estragos do verão!
Esbanjar beleza com o bronzeado do verão tem seu preço. E a pele manda a conta! Ressecamento, rugas, dermatites e manchas brancas ou escuras são apenas alguns dos prejuízos. Por isso, a missão agora é renovar a pele para “divar” na nova estação. Com o clima mais friozinho do inverno, o momento é propício para dar início a novos tratamentos, aproveitando o que há de mais avançado no mercado.
De acordo com a dermatologista Maria Bussade, um tratamento para a pele que teve a sua fórmula totalmente renovada, mudou a diluição e veio como a mais nova arma para a flacidez foi a nova Sculptra Facial. O tratamento estimula a produção do colágeno sem dar volume! Deve ser aplicado na lateral externa do rosto para dar um efeito lifting, feito em duas sessões a cada 30 ou 40 dias.
Outra dica dada pela especialista contra o envelhecimento e aparecimento de rugas é a aplicação de botox que agora passa a ser indolor devido ao diluente americano Hospira, que está chegando no Brasil. “Para quem não queria fazer por medo da dor, agora o procedimento é muito mais fácil. Sem ardência ou incômodo!”, garante.
Tecnologia francesa
Algumas tecnologias europeias também vêm se destacando no cenário nacional. Uma que chegou recentemente foi a linha Biologique Recherche, marca consagrada em vários países, que surgiu da necessidade dos médicos franceses por cosméticos mais eficazes.
“Os tratamentos profissionais Biologique Recherche Brasil, em conjunto com tratamentos médicos, consagram no mercado dermatológico brasileiro um novo patamar de excelência para quem preza por um nível superior de cuidados com a pele”, defende a dermatologista.
Diferenciados por conter ativos concentrados botânicos, complexos vegetais, aminoácidos e oxigenantes que tratam e regeneram a pele sem agressão, são indicados para rejuvenescimento, viço da pele, tratamento de rugas e rosáceas e efeito lifting. Os tratamentos são realizados de acordo com o tipo de pele do paciente, e têm duração aproximada de 1 hora. Ou seja, não há mais desculpa para não ficar com uma pele de seda!
Xô melasma!
Sabe aquelas manchas escuras que insistem em aparecer e se espalhar, principalmente nas áreas que ficam mais expostas ao sol? São os mais comuns e indesejáveis incômodos pós-verão, os melasmas! De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o melasma afeta mais frequentemente as mulheres e não há uma causa definida para esse mal, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e principalmente à exposição solar.
O fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e mesmo à luz visível. Mas a predisposição genética e histórico familiar também influenciam. Os tratamentos variam, mas sempre compreendem hábitos de proteção contra os raios ultravioleta, a luz visível e o uso de medicamentos tópicos e procedimentos para o clareamento.
“É fundamental ajustar o filtro solar, sempre olhar o PPD, que é a proteção para UVA, para prevenir o melasma”, garante a dermatologista Maria Bussade. A especialista acrescenta que hoje já existem também filtros para proteção infrared. “Aquela radiação que os pacientes falam que o vapor já queima quando entram no carro”, exemplifica.
Aliando produtos
Maria Bussade ainda explica que o ideal é juntar mais de um tipo de filtro para ter proteção total. Alta proteção UVA, proteção infrared, além de ser obrigatório uso de filtro com cor, que protege da luz visível. “Eu sempre associo o medicamento fotoprotetor oral à base de polypodium leucotomos”, revela.
A indústria farmacêutica vem evoluindo a passos largos. O que há de mais moderno agora para o tratamento é o uso de ácido tranexâmico oral e tópico. “Vários estudos começam a ser publicados, apresentando excelente resultado para o melasma”, explica a dermatologista. Seu uso tópico produz clareamento da pele e previne a pigmentação induzida por UV emitidos pela luz solar. O ácido pode ser manipulado na forma de cremes e em cápsulas, sempre com orientação médica.
Outra inovação é a aplicação injetável de antioxidantes no melasma! Diminui a inflamação e clareia a mancha. As opções de tratamento são muitas, mas a especialista alerta: “Muito cuidado com laser para melasma! Pode fazer efeito rebote e piorar as manchas”.
Uma coisa é certa, os efeitos do sol possuem resultado cumulativo. Ou seja, à medida que o tempo passa, nós vamos guardando, como em um cofrinho, todas as marcas e danos que a exposição pode provocar. A pele é nosso maior órgão e está sujeito às mais diversas agressões. Por isso, não vacile, os cuidados devem estar sempre à flor da pele.
Conhecida por muitos como o "mal do século", a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) é um dos...
Saiba mais