REPORT

NO SHAPE!

Estudo do DNA e até programação neurolinguística. Confira como novos métodos aliados às DIETAS têm feito muita gente entrar em forma.

A cada estação surge o burburinho em torno de uma nova dieta que está fazendo sucesso em algum lugar do mundo. Afinal, as pessoas estão mais interessadas do que nunca em alcançar um visual mais slim, além de estarem mais bem informadas sobre o que pode trazer benefícios ou prejuízos ao seu organismo. A ótima notícia é que os programas estão exponencialmente mais criteriosos e a evolução das dietas tem mudado, e muito, a vida das pessoas.

 

DIETA DO MEDITERRÂNEO

Uma dieta que tem conquistado adeptos em vários países e chamado a atenção pela facilidade de ser seguida e qualidade do seu programa é a dieta mediterrânea ou dieta do Mediterrâneo. Oriunda da região próxima ao mar que leva esse nome e seguida por uma das beldades mais admiradas no mundo, a atriz Penélope Cruz, além de ajudar na perda de peso tem se destacado especialmente pelos benefícios à saúde do coração.

De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Barcelona, esse programa poderia evitar cerca de 30% das mortes por ataque cardíaco, derrames e doenças cardiovasculares em geral. O cardápio da dieta mediterrânea condena a maior parte dos produtos industrializados e limita o consumo de carne vermelha. Ao contrário, o consumo de peixe é superestimulado, por se tratar de rica fonte de proteínas e gorduras boas, como o ômega-3. Mas não é qualquer peixe! Pescada, tilápia, sardinha e salmão grelhado ou no forno são os indicados. Além deles, frutas; vegetais; grãos integrais – lentilha, feijões, grão de bico e soja; nozes, castanhas e amêndoas; laticínios – queijo branco, leite desnatado e iogurte natural são bem-vindos. O tomate, em especial, tem lugar de honra em suas receitas. O azeite de oliva é usado como principal fonte de gordura e as ervas para dar sabor e substituir o sal nas receitas. Também é liberada uma taça de vinho por dia.

SECA VOCÊ

Para quem prefere um programa um pouco mais radical e que leva a resultados mais rápidos e visíveis, a dieta da vez é a Seca Você. Criado pela life coach Mayra Cardi, o programa ganhou projeção nacional com uma mudança de impacto no visual da cantora Anitta e há quem garanta que até as irmãs mais notáveis do planeta, as Kardashian, teriam procurado a coach para conhecer melhor o seu trabalho.

A sequência de depoimentos de pessoas que mudaram de vida após essa dieta impressiona até os mais céticos. A coach Mayra Cardi vive nos Estados Unidos e conta com uma equipe de profissionais aqui no Brasil. O programa Seca Você, que pode ser adquirido por R

,5mil ou até por dezenas de milhares de reais - a depender do nível de participação da sua principal coach, é dividido em 8 etapas e pode ser todo orientado via videoconferência, o que, segundo Mayra, permite um acompanhamento mais frequente dos seus clientes durante todo o período de consultoria.

No cardápio, a dieta visa cortar cerca de 80% dos produtos industrializados, reduzir drasticamente o consumo de álcool, fritura, açúcar e farinha branca, sobretudo pães e bolos. A mudança de cardápio, na verdade, é apenas um dos ingredientes do programa Seca Você. O grande diferencial ressaltado pela coach seria a conscientização, a alteração sistêmica no estilo de vida, com mudança de hábitos que vão desde a prática de exercícios físicos até uma forma diferente de ver a vida. A programação neurolinguística é uma das técnicas desenvolvidas nesse trabalho, controlando o fundo emocional da compulsão alimentar. A disciplina também é fundamental. O chamado “dia do lixo”, por exemplo, que é aquele momento em que se pode dar ao luxo de consumir alimentos mais calóricos, só deve ser concedido, segundo Cardi, para quem “chegou lá”, ou seja, já conseguiu a forma física desejada.

 

PODE VINHO E CHOCOLATE? PODE!

Cuidar da saúde afinando a silhueta e ainda degustando os prazeres da mesa parece mesmo utopia. Mas para os adeptos da dieta sirtfood ou dieta da sirtuína, não é não. No programa que estourou nos Estados Unidos e ecoou na Europa é possível e até recomendável incluir no cardápio alimentos como chocolate e uma taça diária de vinho.

Criada pelos nutricionistas norte-americanos Aidan Goggins e Glen Matten, a dieta é focada em alimentos que possuem a substância sirtuína, proteína ligada à regulação do envelhecimento e da expressão genética. De acordo com os especialistas, a sirtuína estimula o corpo a intensificar o seu funcionamento, acelerando a queima de calorias, e protege o organismo de inflamações, podendo também prevenir doenças como diabetes e câncer. Além disso, a proteína está associada a melhorias no sono e na memória.

A sirtuína está presente em alimentos como maçã, salsa, alcaparra, chá verde, soja, morango, cebola roxa, rúcula, couve, vinho tinto, chocolate amargo, azeite e frutas cítricas. A dieta da sirtuína, que promete eliminar mais de 3Kg em uma semana, é feita em duas etapas, sendo uma mais severa e a outra um pouco mais “light”, apenas para manter os resultados. O programa deve durar cerca de um mês. Depois das três primeiras semanas, a pessoa começa a introduzir outros alimentos, aumentando gradativamente o consumo de calorias, já que o corpo quando permanece por muito tempo recebendo poucas calorias acaba acumulando gorduras.

DIETA DO DNA

Entre as dietas que mais têm feito sucesso atualmente, a dieta do DNA certamente é a mais personalizada, afinal se baseia no perfil genético do indivíduo para atender às suas necessidades específicas. Além do emagrecimento, o programa tem como objetivo evitar doenças ligadas aos genes de cada pessoa.

Para aderir à dieta é necessário fazer o exame de mapeamento genético – coletado a partir da saliva. Esses exames de DNA fornecem informações sobre como determinados alimentos ou exercícios agem sobre cada organismo em particular. A velocidade do metabolismo, a tendência a acumular gorduras ou se há deficiência na absorção de proteínas e carboidratos são alguns indicadores. Algumas pessoas absorvem melhor glicídios, que compõem açúcares de massas, do que lipídios, que estão presentes em gorduras, por exemplo. Algumas respondem melhor aos exercícios aeróbicos do que à musculação. Não é à toa que atletas de alta performance como Vitor Belfort e Anderson Silva, além de artistas como Juliana Knust e Jackson Antunes, se renderam a essa dieta.

A dieta do DNA é bastante indicada a pacientes com resistência à perda de peso, que fazem exercícios e não obtêm resultados, com alterações metabólicas, defi ciências nutricionais não revertidas por meio de alimentação ou suplementação e pessoas obesas.

 

JEJUM INTERMITENTE

Entre as dietas da moda a que talvez seja a que dá menos trabalho para seguir é a do jejum intermitente. A dieta consiste basicamente em comer quando se tem realmente fome. Para isso, é necessário fazer refeições mais balanceadas e menos vezes ao dia. No formato mais usual desse programa, a pessoa costuma se alimentar à noite e fazer outra refeição apenas no dia seguinte ao meio dia.

Antes de iniciar a dieta preferida da atriz Deborah Secco é necessário, no entanto, mudar a alimentação diária reduzindo o consumo dos carboidratos. Substituindo esses alimentos por verduras, legumes, carnes e ovos, e consumindo as gorduras boas sem medo é possível perceber que as refeições sustentam por muito mais tempo, além de serem mais saudáveis. Com isso a fome irá diminuir e a quantidade de refeições também. Outro passo importante é dar adeus ao açúcar. Com a redução da glicose e os níveis mais baixos de insulina, a vontade de comer fica menor. Nesse momento, o corpo está preparado para períodos de jejum, pois já estará se utilizando da quebra de gordura de reserva para gerar energia.

Os defensores da dieta garantem que, apesar de contra indicada para crianças, adolescentes, idosos, mulheres grávidas e diabéticos, o jejum intermitente além de auxiliar no emagrecimento, reduz a depressão, aumenta a concentração, diminui a ansiedade, acelera o metabolismo, ajuda a regular a pressão, propicia uma melhora hormonal, reduz inflamações e diminui o colesterol ruim, entre outros benefícios.

Agora, basta colocar as nossas dicas em prática e arrasar na estação mais quente do ano! Sempre lembrando que é fundamental o acompanhamento de um médico para que tudo seja feito de forma a não prejudicar o organismo. Afinal, não existe melhor fórmula para a beleza que a saúde.

 

 



SEE MORE

"CORAÇÃO LIGADO,...


Conhecida por muitos como o "mal do século", a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) é um dos...

Saiba mais

SILVIA BRAZ LIFE STYLE...


Conheça um pouco mais sobre a Digital Influencer...

Saiba mais

D VITAMIN


Entenda porque a vitamina D pode ser considerada...

Saiba mais

SAI PREGUIÇA!


Entre tantas atividades que as mulheres acumulam...

Saiba mais

CÂNCER DE PELE


O que todos precisam saber: diagnóstico,...

Saiba mais
Cadastre-se e saiba das novidades
all rights reserved © cool and hot days · design by kok fashion lab