REPORT

BORBULHANDO

Entenda como se livrar de uma vez por todas dos indesejáveis gases!

Se existe uma coisa extremamente desagradável, que incomoda todo mundo pelo menos em algum momento da vida, essa coisa tem nome: gases. Sensação de inchaço, mal estar e até situações constrangedoras podem ser provocados pelo seu acúmulo, que é originado por vários fatores.

Felizmente, existe também uma gama de artifícios para evitar ou se livrar deles com maestria. Não é difícil identificar a presença de gases retidos no nosso organismo. Como o sistema digestivo é fechado, só existem dois orifícios para sua eliminação, primeiro os gases distendem as alças intestinais levando a náuseas, má digestão, dores abdominais, dificuldades na respiração, tonturas, dores de cabeça e outros sintomas pertinentes. “Quando isso acontece, o corpo utiliza o seu mecanismo de defesa, expulsando os gases ou provocando diarreias”, explica o gastroenterologista Iderval Reginaldo Tenório (CRM/BA 7038). De acordo com o médico, os gases intestinais têm duas origens. A maior parte vem in natura do meio no qual vivemos, com a alimentação diária, com a fala, a água que se bebe, a deglutição da saliva, uso de canudos, bebidas gasosas e outras manobras. Muitas vezes não são percebidos pelo ser humano e entram pela boca cotidianamente, são chamados gases exógenos. A outra parte dos gases, os endógenos, são produzidos pelo próprio corpo humano na digestão dos alimentos. “Muitos alimentos necessitam de mais trabalho para serem digeridos e na sua decomposição aumentam a produção de gases”, explica o especialista.

 

RIVAIS VERSUS ALIADOS

A nutricionista Andrea Burgos explica que cada corpo é único e cada pessoa responde de forma diferente a determinados alimentos. Mas alguns seriam muito mais propícios a causar esse incômodo. Leite e todos os seus derivados - com ou sem lactose; leguminosas - feijões, lentilha, ervilha; alimentos ricos em enxofre como brócolis, couve- flor, couve e repolho são apontados como vilões pela especialista. Segundo Burgos, ainda há relatos de incômodos com banana e oleaginosas (castanhas e afins). Quanto aos líquidos, ela destaca que as bebidas com gás (refrigerantes, cervejas, prosecco...) são péssimas para quem sofre de acúmulo de gases.

Outro fator de suma importância para o gastro Iderval Tenório é a não digestão de certos alimentos como o glúten, os diversos açúcares e alimentos ricos em lipídios (gorduras). “Friso ainda que um dos maiores causadores de gases é ingerir após as refeições muita água, isto devido à diluição das enzimas que proporciona uma digestão mais demorada e difícil, consequentemente, mais força e trabalho por parte do organismo”, completa. Segundo Andréa Burgos, otimizar a digestão é a chave da questão. A especialista cita alguns alimentos que, por outro lado, contém enzimas ou que acelerem esse processo: mamão, abacaxi, gengibre e biomassa de banana verde. “Além destes, as ervas/especiarias têm um efeito surpreendente. Destaco, entre elas, erva-doce, cidreira, capim santo, canela, cardamomo, alecrim e tomilho".

 

DEVAGAR E SEMPRE

O modo como as pessoas devem comer, em termos de quantidade, frequência e até a forma de mastigar pode influenciar bastante no acúmulo de gases. Por isso, Andréa Burgos elenca o que ela denomina de “regras de ouro” para quem procura se livrar desses efeitos:

PROTEJA A FLORA!

Vale lembrar que a fl ora intestinal, com os seus mais de mil tipos de bactérias, tanto as aeróbicas como anaeróbicas, não pode sofrer desequilíbrio, já que, uma vez acontecendo, haverá uma maior produção dos gases. De acordo com o médico Iderval Tenório, merece atenção a vigilância com o uso de drogas como corticoides, antibióticos, analgésicos e antipirético. “Essas substâncias desequilibram a flora intestinal causando o que atualmente foi batizado de disbiose”, explica.

A nutricionista Andréa Burgos reforça que fazer um diagnóstico preciso é fundamental no tratamento dos gases. A depender de cada caso, a orientação para uso de probióticos, prebióticos, enzimas digestivas e extratos secos de algumas plantas poderiam ser muito bem vindos. Lembrando que receitas caseiras e automedicação são muito perigosas! É sempre aconselhável buscar um gastro e um nutricionista, profissionais qualificados para fazer um trabalho em conjunto e resolver esse incômodo com segurança. Ah, e sem esquecer de praticar exercícios físicos e evitar o estresse.

 

 



SEE MORE

"CORAÇÃO LIGADO,...


Conhecida por muitos como o "mal do século", a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) é um dos...

Saiba mais

SILVIA BRAZ LIFE STYLE...


Conheça um pouco mais sobre a Digital Influencer...

Saiba mais

D VITAMIN


Entenda porque a vitamina D pode ser considerada...

Saiba mais

SAI PREGUIÇA!


Entre tantas atividades que as mulheres acumulam...

Saiba mais

CÂNCER DE PELE


O que todos precisam saber: diagnóstico,...

Saiba mais
Cadastre-se e saiba das novidades
all rights reserved © cool and hot days · design by kok fashion lab