REPORT

"PÉS, PRA QUÊ TE QUERO?!"

Sapatos para desfilar e cuidados com os pés na alta estação

Como pensar no Verão sem os pés à mostra? A relação de fetiche e sedução entre as mulheres e os sapatos é ainda mais hot nessa época do ano. Essa parte do corpo fica mais exposta e ganha uma atenção especial do público feminino, que não resiste a uma cor de esmalte inédita e, principalmente, a um par novinho deflats para desfilar nos dias de sol. Para quem ama sapato, o Verão 2016 será um dos mais democráticos. Saltos altos, rasteiros, grossos, finos, plataformas, todos terão seu espaço na sapateira das brasileiras.

Porém, há sempre uma wishlist. As gladiadoras estão no topo dessa lista. “As gladiadoras vêm com mais força, não só em saltos, mas rasteiras e de todas as cores”, destaca a stylist Manu Carvalho. Para quem se identifica com a tendência, porém tem medo de usar por ter penas grossas, curtas ou médias, a dica da stylist é usar as gladiadoras em cores próximas ao tom da pele. Nas vitrines, não faltam ainda os saltos mais pesados, quadrados, meia pata e plataforma em materiais como corda e madeira.

Esses modelos acompanham silhuetas mais casuais, com influências dos anos 70 notadas nas saias midi, calças pantalona e palazzo (maxivolumosas). O design mais robusto e confortável nos sapatos, segundo Manu Carvalho, compõe ainda os estilos: esportivo dos anos 90 (dinâmico- prático), e japonismo (urbano e cheio de volume); tão presentes nas passarelas nacionais e internacionais. Estão entre os queridinhos das fashionistas os tênis, principalmente, brancos. Além dos modelos mais tradicionais, a aposta são opções charmosas em materiais diferenciados como o verniz para compor um look streetstyle, básico, mas cheio de personalidade. Na passarela do Verão, há ainda espaço para o estilo Lady, romântico e vintage visto nas mules (que reaparecem nas vitrines em cores e saltos diversos), scarpins, chanel e até mesmo em flats com aplicação de flores, laços e pedras. Perfeito para usar com looks femininos e sensuais em cores claras e suaves. Esse, sem dúvida, continua sendo um dos estilos mais desejados pelas brasileiras.

#NailsColored

Na temporada de desfiles nacionais, o colorido nos pés foi protagonista. A Água de Coco escolheu o esmalte marrom para destacar as unhas de suas modelos. A Sacada apostou no preto brilhoso com sapatos abertos. Para as adeptas dos clássicos, o nude com acabamento cintilante foi o eleito por Alexandre Herchcovitch. O vermelho (brilhoso ou opaco) também continua reinando entre os preferidos.

#DicasdeManuCarvalho

“Já faz tempo que a moda não é um clube fechado. Se não for para todos, a moda morre nesse nosso tempo”, afirma a stylist. Por isso, se gosta da tendência, use-a de uma forma que seja favorável ao seu estilo e silhueta. Para deixar os pés à mostra sem receio, Manu Carvalho dá as dicas: para alongar, use sapatos no tom das suas pernas com bico fino e espaldar baixo, sem tiras horizontais no peito do pé ou tornozelo; para quem tem pernas grossas, evite usar linhas horizontais; para pernas finas, escolha sapatos proporcionais à largura dos pés e das pernas, forma mais estreita, tiras proporcionais no tornozelo (vale até ajustar no sapateiro se forem muito grandes) e abas de botas também proporcionais (aquelas muito largas vão dar ideia de pernas mais finas).

 

Para não descer do salto nunca!

Investir em novos pares enlouquecedores de sapatos, caprichar no cuidado com as unhas e manter os pés hidratados não é o suficiente para exibir os pés por aí. O cuidado estético deve vir acompanhado da atenção à saúde que essa parte do corpomerece. Problemas ortopédicos e musculares são comuns em consequência do uso inadequado de sapatos. Um dos exemplos, de acordo com o fisioterapeuta Thiago Reis, é o encurtamento muscular da panturrilha pelo uso de saltos altos. O salto agulha é o grande vilão. Por aumentar a estatura, empinar o bumbum e projetar os seios para frente, ele cria um efeito bastante feminino. Porém, o fisioterapeuta chama a atenção para seu uso frequente: “a área de apoio é muito pequena, o que provoca desequilíbrios e pode levar a torções e quedas”. Outras complicações habituais são joanete, dores nos metatarsos (parte anterior dos pés), tendinites, calosidades e, em longo prazo, artrose. “A melhor forma de prevenir é usar calçados de acordo com o tipo de pisada, alongar e fortalecer músculos dos pés e pernas e não fazer uso prolongado desaltos altos e rasteiras”, afirma Reis.

Compressas mornas e bacias com água quente, massagens manuais ou com bolas ajudam a relaxar. Ao chegar a casa, a dica é colocar os pés  para cima e andar descalço. Prefira ainda comprar sapatos no fim do dia ou começo da noite, quando os pés estão mais inchados e cansados. “Equilíbrio e bom senso sempre. Os saltos com em média dois centímetros são ideais por distribuir o peso do corpo nos pés. Aqueles modelos com bico e salto quadrados ou redondos costumam dar mais estabilidade e conforto”, afirma Thiago Reis. Para sandálias como as gladiadoras, tão cobiçadas no momento, a sugestão é não deixá-las muito apertadas para não comprometer a circulação sanguínea na panturrilha.

 

 

 

 



SEE MORE

"CORAÇÃO LIGADO,...


Conhecida por muitos como o "mal do século", a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) é um dos...

Saiba mais

SILVIA BRAZ LIFE STYLE...


Conheça um pouco mais sobre a Digital Influencer...

Saiba mais

D VITAMIN


Entenda porque a vitamina D pode ser considerada...

Saiba mais

SAI PREGUIÇA!


Entre tantas atividades que as mulheres acumulam...

Saiba mais

CÂNCER DE PELE


O que todos precisam saber: diagnóstico,...

Saiba mais
Cadastre-se e saiba das novidades
all rights reserved © cool and hot days · design by kok fashion lab