REAVIVANDO A FÉ
Grupos de oração se multiplicam na busca pela renovação espiritual
É uma quarta-feira, duas horas da tarde. A campainha da casa de Ana Augusta de Paula Brito não para de tocar. Aos poucos, a sala fica tomada por mulheres. O prazer daquele encontro está no brilho dos olhos de todas, que se mostram ainda mais felizes por dedicarem um tempo da vida atribulada de trabalho e obrigações familiares para estar ali no meio da tarde de um dia útil, onde todas partilham a mesma certeza: o poder da oração nas suas vidas.
Elas assumem aos poucos os seus lugares e tomam à mão a Bíblia. As mais conectadas às novas tecnologias preferem acompanhar as leituras do Livro Sagrado pelo celular. Para todas elas, os momentos no grupo de oração têm sido restauradores para suas vidas. Chamado de Célula Abençoada, o grupo, que reúne uma vez por semana 14 mulheres “lindas e abençoadas”, foi criado em 2014 por Ana Augusta. “Quando eu morava em São Paulo, já frequentava uma célula. Depois que eu comecei a fazer o estudo bíblico, muitas coisas clarearam e modificaram minha vida para melhor. Quando eu casei e mudei para Salvador, senti muita falta do estudo, então, conversei com o meu marido, e surgiu a ideia e a oportunidade de começar uma célula na nossa casa”, conta orgulhosa. A primeira a chegar sempre é a Bispa Paula Leite, da Igreja Sara Nossa Terra. Ela é a responsável por conduzir aquele encontro com a palavra de Deus entre mulheres que – independente da religião – desejam fortalecer a alma reavivando a fé nos seus corações. “As células de oração não se relacionam a uma religião específica. Oramos no que temos de igual, sendo Jesus nosso centro”, afirma a Bispa, que ressalta também o poder multiplicador dos grupos. “O nome ‘célula’ simboliza o alcance da palavra de Deus nas nossas vidas. Nos grupos de oração, as experiências se tornam reais com a presença de Jesus vivo. As pessoas passam a vivenciar a fé, a reconhecer que nada supre Deus”, conta. Para Ana Augusta, idealizadora do encontro, o propósito na célula é atingir cada vez mais mulheres com a palavra de Deus para que elas repliquem esse aprendizado em todos os segmentos das suas vidas: casamentos, família, amigos, trabalho e paz interior.
Orar, confiar e esperar
Orar, confiar e esperar O corre-corre diário para dar conta de tantos compromissos tem afastado o ser humano de si mesmo, de conectar-se com seu espírito. Quanto mais se dribla o tempo, percebe-se que aquela sensação de vazio perdura. De forma bastante honesta consigo mesmo, Steve Jobs, uma das mentes mais brilhantes dos últimos tempos, conseguiu transmitir esse sentimento que toma grande parte dos seres humanos em uma carta escrita nos últimos dias de sua vida. Nela, um dos fundadores da marca Apple reconheceu que, apesar de ter alcançado o auge do sucesso no mundo dos negócios, fora do trabalho, ele tinha pouca alegria: “Deus nos deu os sentidos para nos permitir sentir o amor no coração de cada um, não as ilusões trazidas pela riqueza. O que eu posso levar são apenas as memórias proporcionadas pelo amor (...). Estime amor por sua família, ame seu cônjuge, ame seus amigos. Trate-se bem, acalente os outros”. As palavras de Steve Jobs, um dos homens mais poderosos do mundo, somente reforçam o sentimento que se busca, cada vez mais, de intimidade com Deus. Criar uma conexão forte com o divino que preenche e acalma os corações mais angustiados através da oração. É importante confiar Nele. Pois acreditar é uma coisa, confiar é se entregar completamente a Deus. Ter fé é colocar nas mãos divina todas as dúvidas, problemas e dificuldades com convicção e esperança através do poder da oração. Sabendo que algumas vezes você vai pedir uma coisa e ele vai te dar outra, o importante é ter a confiança de que ele vai fazer o melhor para você. Orar, confiar, esperar e descansar!
Vive-se hoje o “tempo dos homens”, mas o que precisa ser valorizado é o “tempo de Deus”, aquele onde o amor a si mesmo e ao próximo deve ser semeado em todas as coisas. Isso é a real felicidade. Aquela que só faz sentido nas pequenas coisas do dia a dia, em um simples gesto de gentileza, na palavra e ombro amiga que são dados ao próximo. “Felicidade é quando Deus lhe dar a unção de ser transformada por Ele para ser uma mulher sábia. A oração aumenta a nossa comunhão com Deus, e a Bíblia é um manual para as nossas vidas. Não podemos ficar em cima do muro, precisamos decidir em ser firmes e constantes em Deus”, confia Ana Augusta ao recordar suas experiências alcançadas com a oração. Sem dúvida, esse caminho é longo, difícil, mas, aqueles que o trilharam garantem que é rico em recompensas. Quando a paz interior é descoberta, não se quer perder de forma alguma. A felicidade somente é alcançada por aqueles que escolhem percorrer o caminho do bem através dessa aproximação com o sagrado.
Orar para transformar
Essa vontade de alcançar a paz espiritual tem sido um dos principais sinais da renovação através da oração. Mas muitos podem se perguntar. O que é orar? Não sei orar? Orar, rezar, ou para alguns, meditar é ligar-se ao divino, ao que transcende nosso corpo. É falar diretamente com ele, com humildade, pedir ajuda, avaliar sua consciência, confessar suas culpas, refletir sobre seus medos, declarar suas fraquezas, agradecer pelo dom da vida, pela família, pela oportunidade de admirar mais um dia que nasce nas nossas janelas. É um desejo que nasce da alma de tomar essa decisão, deve ser sincero, verdadeiro. Orar é buscar ser fiel à vontade de Deus, reconhecendo nossa dependência física e espiritual. É deixar seu coração falar, é crescer no amor. Santa Teresa de Ávila diz, em seu livro Castelo Interior, que o que faz subir às moradas superiores é o amor: “Para aproveitar muito neste caminho e subir às moradas que desejamos, não está a coisa em pensar muito, senão em amar muito”.
Um dos caminhos encontrados por muitos é a meditação dividida por pessoas que veem suas vidas transformadas através da conexão entre corpo e espírito. “Sempre tive fé, mas nunca tinha me dedicado à religião. Em um momento de muita angústia na minha vida, fui incentivada por minha irmã a frequentar um grupo de oração na Igreja Nossa Senhora do Brasil, em São Paulo, onde moro. Precisava de apoio espiritual. Cheguei lá com uma listinha de desejos. Em seis meses, todos os meus pedidos foram realizados”, conta Flávia Gusmão. O grupo de oração despertou em Flávia a vontade de estar junto de Deus constantemente. Suas conversas com Ele se tornaram íntimas, diárias. “Começo meu dia com oração. Assim, sinto-me fortalecida para enfrentar todos os problemas do dia a dia. Gosto muito de uma frase que diz: quem não tem tempo para Deus, perde tempo”, revela. Flávia acredita que em algum momento da vida, a gente se dá conta que somos corpo, espírito e mente. Despertamos para a importância de alimentar a alma, de ouvir o coração. Toda essa sintonia com o divino, consequentemente, faz com que o universo conspire a nosso favor.
De portas abertas para Deus
Há quatro anos, Marília Reis estava reunida com sua família durante o feriado da Semana Santa quando percebeu que cada um ao seu redor estava passando por alguma dificuldade. Apesar da proximidade, pouco se compartilhava. Ela entendeu naquele momento o quão importante era dividir essas questões em família, ir além dos instantes de alegria, fazer-se presente, vibrar pelo outro em todos os momentos da vida. Inspirada no exemplo de uma amiga, Marília decidiu então realizar um encontro na sua casa. “Convidei algumas pessoas para um café para orarmos juntos. Desde então, o grupo, que passou a se chamar ‘Café com Oração’, cresceu e vem fortalecendo nossa fé”, garante. Uma vez por mês, elas se reúnem para ouvir a palavra de Deus, rezar o Terço, pedir e agradecer.
A força da oração em grupo tem feito diferença no dia a dia dessas mulheres que abrem as portas das suas casas para Deus. “Conseguimos muitos milagres, que são na verdade nossas conquistas diárias. O grupo de oração nos dá firmeza para sermos diferentes nesse mundo que está aí, cheio de desafios”, afirma Marília. Os encontros sempre terminam em clima de confraternização embalados por uma canção que é um verdadeiro convite a Deus para que Ele faça constantemente morada nos nossos corações:
“Entra na minha casa, entra na minha vida, mexe com minha estrutura, sara todas as feridas, me ensina a ter santidade, quero amar somente a Ti, porque o Senhor é meu bem maior. Faz um milagre em mim. Como Zaqueu,Eu quero subir o mais alto que eu puder Só pra te ver olhar para Ti...” (Como Zaqueu, Reges Daneses)
Conhecida por muitos como o "mal do século", a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) é um dos...
Saiba mais