REPORT

RESPIRAR PARA INSPIRAR... E VIVER BEM

Entenda como uma respiração consciente pode melhorar a sua qualidade de vida

O ato de respirar é algo tão natural - afinal já nascemos fazendo isso e não vivemos sem!, que costumamos não dar atenção alguma a esse aspecto do nosso dia a dia. O que pouca gente percebe é que a respiração tem forte influência na nossa disposição, humor, modo de agir e até de pensar. Respirar adequadamente contribui no modo como o ser humano pode enfrentar situações, aumentando inclusive sua capacidade de percepção acerca de si mesmo e do próprio corpo.

Consciência do “aqui-agora”

Um dos maiores benefícios obtidos através da prática adequada da respiração, além da melhora na qualidade do sono, é a redução da ansiedade. De acordo com a psicóloga Andreza Alves, a partir da respiração diafragmática, concentração no próprio corpo e ampliação da consciência é possível fazer contato com o momento presente, “aqui-agora”. “Voltar para o momento presente é  também identificar potencial criativo e melhor ajustamento diante da situação de crise, tornando possível reduzir a sensação de ansiedade”, explica. Para o coordenador do espaço Yoga Bahia, Marcos Aquino, tendo em vista que muitas doenças hoje são decorrentes de hiperestimulação e estresse, ter consciência de como a respiração pode desacelerar o 

indivíduo é o mais importante. “Esse trabalho deve ser bem prazeroso e jamais forçado. Por exemplo, inspirar em quatro segundos e soltar em 5 ou 6, desde que seja bem fácil e nunca produza ansiedade”, explica. De acordo com Aquino, com 3 a 5 minutos desta simples ação já poderemos sentir diferença no sentido emocional e na atividade mental.

Tome ar!

O professor de Ioga ressalta que a prática dessa atividade estimula um maior controle sobre as fases da respiração (inspiração, breves pausas respiratórias e exalações), mas que qualquer pessoa pode desacelerar e até entrar em um processo meditativo num ambiente calmo. “Qualquer um pode começar sentando-se confortavelmente, fechando os olhos e fazendo respirações um pouco mais profundas, valorizando mais a fase expiratória, quando o ar sai”, explica. Vale tentar! De acordo com a psicóloga Andreza Alves, existem diferentes técnicas de respiração. A mais comum, no entanto, e utilizada por algumas teorias psicoterápicas é a respiração diafragmática. Esta técnica consiste basicamente em respirar de forma lenta, pausada e principalmente profunda, utilizando a musculatura do diafragma e não da região torácica. “É importante inspirar pelo nariz de forma lentae expirar também lentamente, nesse movimento sempre concentrado, e contraindo a musculatura diafragmática”, ressalta.

Nossa máquina mais perfeita

Vale lembrar que o cérebro é o órgão que controla a nossa respiração. O oxigênio, por sua vez, é indispensável ao funcionamento/ metabolismo cerebral. Através da respiração, inspiramos oxigênio e expiramos gás carbônico, filtrando e oxigenandotodo o corpo. “Quando conseguimos inspirar e expirar profundamente aumentamos a capacidade volumétrica dos pulmões, contribuindo com a estimulação significativa do corpo e possibilitando maior sensação de alívio e bem-estar emocional”, conclui a psicóloga. Como respirar bem também é sinônimo de energizar e equilibrar, vamos pôr pulmões à obra e estimular cada vez mais uma respiração adequada. E a atividade física pode ser grande parceira nesse processo, sobretudo com os exercícios aeróbicos, como natação e corrida, que melhoram a capacidade pulmonar. Aliás, com as células mais bem oxigenadas outros aspectos como a pele, o cabelo, a beleza como um todo, podem ser beneficiados. Portanto, respire fundo e viva melhor!

Um estudo realizado pela Universidade de Nebraska Medical Center (EUA) encontrou nas fibras um novo benefício para a saúde: estas seriam também boas para a saúde dos pulmões!

Os pesquisadores descobriram que o consumo de mais de 17,5 gramas de fibras por dia diminui os problemas relacionados ao pulmão. Por outro lado, as pessoas que consomem menos de 10,75 gramas de fibras por dia têm maior facilidade de desenvolver problemas pulmonares e doenças respiratórias.

Porém, segundo a OMS, deve-se consumir pelo menos 25 gramas de fibra todos os dias para ser saudável! Alimentos mais ricos em fibras podem ajudar nesse combate e prevenção: batatas (com a pele), bananas, cenouras (cozidas), alcachofra, grão de bico, framboesas e lentilhas são alguns deles.

 

 



SEE MORE

"CORAÇÃO LIGADO,...


Conhecida por muitos como o "mal do século", a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) é um dos...

Saiba mais

SILVIA BRAZ LIFE STYLE...


Conheça um pouco mais sobre a Digital Influencer...

Saiba mais

D VITAMIN


Entenda porque a vitamina D pode ser considerada...

Saiba mais

SAI PREGUIÇA!


Entre tantas atividades que as mulheres acumulam...

Saiba mais

CÂNCER DE PELE


O que todos precisam saber: diagnóstico,...

Saiba mais
Cadastre-se e saiba das novidades
all rights reserved © cool and hot days · design by kok fashion lab