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VEGANISMO

Um estilo de vida para pessoas com atitude

Ir de encontro a uma cultura extremamente carnívora, abrindo mão dos prazeres da carne e do consumo de inúmeros produtos com qualquer elemento de origem animal, realmente não é para qualquer um. Tarefa difícil, mas que tem ganhado cada vez mais adeptos em prol de um estilo de vida mais saudável e consciente.

O veganismo segue uma filosofia que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra animais na alimentação, vestuário ou qualquer outra finalidade. Os números divulgados no site Seja Vegano - que faz parte do portal Vista-se, maior portal vegano do Brasil - são expressivos. Cerca de 70 bilhões de animais terrestres estariam sendo mortos anualmente para o consumo humano, sendo que 70% das doenças modernas seriam de origem animal.

Os maus tratos contra animais, não só na indústria, mas em circos, zoológicos e outros, também são condenados pelos veganos. De acordo com a Organização Veganismo Brasil, quase todos os testes laboratoriais para desenvolvimento de cosméticos, por exemplo, são realizados em animais vivos (cachorros, gatos, macacos, coelhos, entre outros), experimentos feitos sem anestesia e que muitas vezes levam à morte.

 

Por uma vida mais saudável

Quem é vegano garante que seu estilo de vida protege não só os animais, mas a própria “pele”, ou seja seu organismo, com uma dieta estritamente vegetal, livre de colesterol ruim, favorecendo a circulação sanguínea. Esse tipo de alimentação evita doenças do coração, hipertensão arterial, diabetes, obesidade e, além de tudo, carnes são de difícil assimilação pelo organismo humano. Até mesmo a impotência sexual poderia ser evitada, proporcionando vasos sanguíneos mais limpos.

 

A dieta vegana apresenta o chamado bom colesterol, necessário à saúde humana, encontrado nas oleaginosas, azeite e demais óleos vegetais (gorduras insaturadas). Apesar da ausência de todos os produtos de origem animal, a alimentação vegetariana estrita ou vegana é considerada completa. Obviamente, apenas evitar produtos de origem animal não garante saúde. Como todas as pessoas, os veganos devem buscar uma dieta equilibrada com proteínas, vitaminas e cálcio, priorizando os grãos integrais, alimentos orgânicos e a comida mais próxima possível do natural.

De acordo com os defensores do veganismo, existe apenas um nutriente que não podemos encontrar em abundância nessa dieta mais restrita: a vitamina B12. Ela é produzida por bactérias e cianobactérias, com as quais a humanidade tem pouco ou nenhum contato atualmente. Isso significa que uma boa parcela da população — vegetariana ou não — pode apresentar deficiência ou insuficiência de B12. Felizmente, existem diversas suplementações sintéticas da vitamina.

Atenção! Cuidado com o modismo

Diante do crescimento exponencial do número de adeptos ao veganismo (só no Reino Unido, o número aumentou em 350% na última década), especialistas alertam, no entanto, para os riscos dessa alimentação mais restrita, sobretudo para aqueles que passam a segui-la sem muita informação, apenas para imitar alguém famoso ou parecer mais moderno. É necessário compensar as deficiências nutricionais decorrentes da não ingestão de carne e produtos lácteos.

A proteína, por exemplo, que ajuda a construir e manter saudáveis os músculos, órgãos, pele e ossos, tem que ter atenção dobrada. Se você ingere exclusivamente verduras e legumes, especialistas recomendam incluir na dieta frutas secas - como nozes, amêndoas e avelãs, sementes - como chia e quinoa, produtos à base de soja, legumes, leguminosas - como feijão, ervilha, grão de bico e lentilhas, além de grãos integrais – como aveia, arroz integral e milho. São alimentos que devem ser combinados de modo variado, a exemplo de misturar na refeição leguminosas e cereais, de forma a obter suficiente proteína.

O ferro, vital para a energia e funcionamento dos glóbulos vermelhos, é mais difícil de ser ingerido em uma dieta vegetariana. Assim, um vegetariano deve comer grandes porções de folhas verdes escuras, cereais integrais, feijão ou ervilha, cereais enriquecidos e frutas secas. Para aumentar a absorção de ferro, recomenda-se também comer alimentos ricos em vitamina C, como repolho, tomate, brócolis, morango e limão.

Por outro lado, o cálcio é importante para manter os ossos e dentes fortes. Dessa forma, especialistas recomendam que, por cortarem os laticínios da dieta, os adeptos da dieta vegana usem substitutos como o leite de soja ou suco de frutas, cereais ou mesmo tofu com adição de cálcio. Já os ácidos graxos ômega- 3, que ajudam a promover o tecido saudável, o desenvolvimento do olho e do cérebro, e a saúde cardiovascular, devem ser compensados, na falta de ovos ou peixes na dieta, possivelmente com suplementos.

Ou seja, desde que haja um cuidado especial com a variedade e qualidade da alimentação, pode fazer parte dessa corrente e ser feliz. Para quem deseja adquirir um produto vegano oficial, vale lembrar que o Certificado Vegano da Organização Veganismo Brasil trabalha nos mesmos padrões do selo original inglês The Vegan Society Trademark, da Vegan Society, organização que criou e registrou o termo Veganismo em 1944, em Birmingham, Reino Unido.

 

 



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